QUEM SÃO E COMO AGEM OS CONSUMIDORES QUE UTILIZAM A INTERNET PARA REALIZAR SUAS COMPRAS ? É ESSA A PERGUNTA QUE MILHARES DE PROFISSIONAIS DE MARKETING DIGITAL , PUBLICIDADE E COMERCIANTES SE FAZEM ANTES DE INICIAR SUAS ATIVIDADES NA INTERNET E DEPOIS A TODO INSTANTE . QUEM NÃO SABE COMO AGEM OS CONSUMIDORES NA INTERNET ESTA FADADO A NÃO ENCONTRA LO NA REDE E ISSO SIGNIFICA POUCAS VENDAS E FECHAMENTO DA LOJA VIRTUAL .
A RESPOSTA PARA A PERGUNTA ACIMA NÃO É EXATAMENTE FÁCIL DE SER RESPONDIDA . HOJE NO BRASIL TEMOS QUASE 50 MILHÕES DE CONSUMIDORES USANDO A INTERNET , ELES REPRESENTAM MAIS DA METADE DA CLASSE C , MAIS DE 75% DA CLASSE B E PRATICAMENTE TODA A CLASSE A , APESAR DISSO MUITAS EMPRESAS INVESTEM UMA PARTE INSIGNIFICANTE DE SEU DINHEIRO NO MARKETING ON LINE , OU MARKETING DIGITAL .
MAIS QUE NUNCA , O CONSUMIDOR NA INTERNET É REI , PORQUE NA INTERNET O CONSUMIDOR PODE SER TAMBÉM PRODUTOR , ISSO MESMO , PRODUTOR DE CONTEÚDO ; ELE DECIDE ONDE ELE VAI CONSUMIR PRODUTOS , INFORMACÕES E ENTRETENIMENTO , PODE SER NA MIDIA , PODE SER EM UM PORTAL , EM UM BLOG OU EM UMA COMUNIDADE NO ORKUT , OU SEJA , QUEM PRODUZ O CONTEÚDO A SER CONSUMIDO , SEJA ELE INFORMAÇÃO , SEJA ENTRETENIMENTO , NÃO PRECISA SER NECESSARIAMENTE GRANDES CORPORACÕES , COMO ACONTECE NA TV OU NOS RÁDIOS .
HOJE , TEMOS 28% DOS LARES BRASILEIROS COM ACESSO A INTERNET , DESTE TOTAL 95% SÃO DA CLASSE "A" ; 70% DA CLASSE "B" E 25% DA CLASSE "C" , ESTE NÚMERO LEVA AO NUMERO DE QUE 20% DA POPULAÇÃO TEM ACESSO A INTERNET EM CASA , NÃO PODEMOS ESQUECER AINDA OS QUE ACESSAM A INTERNET DO TRABALHO , CASA DOS AMIGOS E AS LAN HOUSES .
CLÁUDIO TORRES AFIRMA EM SEU LIVRO QUE " 43% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA JÁ USARAM A INTERNET " ISSO DA QUASE A METADE DOS 190 MILHÕES DE BRASILEIROS . OUTRO NUMERO GIGANTE DIZ RESPEITO AO TEMPO GASTO PELO INTERNAUTA NA REDE , MAIS DA METADE DOS INTERNAUTAS BRASILEIROS USAM A INTERNET MAIS DE UMA HORA POR SEMANA , A POPULAÇÃO MAIS RICA DA CLASSE "A" , USA MAIS DE 30 HORAS POR SEMANA , CONFORME " PESQUISA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO BRASIL "
A GRANDE MASSA DO INTERNAUTA BRASILEIRO USA A INTERNET PARA ENTRETENIMENTO , RELACIONAMENTO E NOTICIAS , QUASE A TOTALIDADE DOS INTERNAUTAS UTILIZAM A REDE PARA SE COMUNICAR , A FERRAMENTA MAIS UTILIZADA A POUCO TEMPO ATRÁS ERA O EMAIL , AGORA VEM PERDENDO A PRIMEIRA COLOCAÇÃO PARA AS COMUNICACÕES INSTANTÂNEAS , COMO MSN E SKYPE . MAIS DA METADE DOS INTERNAUTAS UTILIZAM OS SITES DE RELACIONAMENTO COMO ORKUT , FACEBOOK E OUTROS PARA SE RELACIONAR .
OUTRO LUGAR PARA SE ENCONTRAR O INTERNAUTA SÃO NOS SITES DE FERRAMENTAS DE BUSCA , A PESQUISA ACIMA AFIRMA QUE QUASE 90% DOS INTERNAUTAS UTILIZAM SERVIÇOS DE BUSCA ON LINE , COMO GOOGLE , BING , YAHOO E OUTROS .
CONCLUIMOS ENTAO QUE O INTERNAUTA , PODE SER CONSIDERADO INTEGRANTE DAS CLASSES "A" , "B" E "C" , ACESSA A INTERNET TODA SEMANA , USA AS FERRAMENTAS DE BUSCA , QUE GOSTA DE SE DIVERTIR E SE RELACIONAR COM OUTROS INTERNAUTAS NA REDE .